Sancas


Gesso é uma ótima dica de como deixar sua sala mais charmosa, seu quarto melhor iluminado. Mas você sabe a diferença da sanca para o forro de gesso?

Qual a diferença entre sanca e forro de gesso?

A sanca é uma moldura feita normalmente de gesso e instalada no ponto em que o forro e a parede se encontram. Podem ser lisas ou decoradas, abertas ou fechadas, com ou sem iluminação e estão cada dia mais presentes no acabamento de ambientes residenciais ou comerciais, para dar um toque de estilo e modernidade ao imóvel.

Muitos acham que não há nenhuma diferença e que forro e sanca de gesso são a mesma coisa. Na verdade, há sim diferenças entre eles. Apesar de ambos “formarem” o teto, o forro de gesso, também chamado de “rebaixamento”, fica a alguns centímetros da laje e da parede, “substituindo” o teto e criando um efeito muito interessante com sua iluminação direta. Já a sanca deixa o teto à vista, utilizando-o como refletor.

  • Sanca aberta
  • Sanca invertida
  • Sanca fechada

Sanca aberta

Sanca aberta

Sanca fechada

Sanca fechada

Sanca invertida

Sanca invertida

Sanca aberta

As sancas abertas possuem a base aberta voltada para o teto com vazão de luz indireta. Podem ou não ter molduras.

Sanca invertida

As Sancas de gesso invertidas têm como característica a base voltada para a parede, às outras são no teto, e está não, este é o motivo de chamarmos de invertida, com isso o imóvel tem um ganho de destaque nas peças decorativas melhorando o aspecto do cômodo onde está este modelo oferece uma espécie de moldura na parede que valoriza muito o local que está.

Sanca fechada

A única diferença da sanca fechada para aberta é que não tem o vão entre teto e gesso, sendo assim, não tem luz indireta, só direta. Pode ter ou não, moldura.